"Catch 22" de Joseph Heller - em Português - Para Kindle e Ipad

A D. Quixote publicou para o Kindle e iPad a versão portuguesa do grande clássico do humor "Catch 22" (em português "Artigo 22").

Li o livro há muitos anos atrás e recordo-me bem da marca duradoura que me deixou e das gargalhadas que dei ao lê-lo. É obrigatório ler, nem que seja para perceber as inúmeras referências que são feitas ao livro e às situações nele retratadas em bastantes filmes ou mesmo noutros livros :-)
 Do Editor:

Passado em Itália durante a II Guerra Mundial, conta a história de um comandante de bombardeiros, um herói incomparável e matreiro, que está furioso porque milhares de pessoas que não conhece de lado nenhum querem matá-lo. Mas o seu verdadeiro problema não é o inimigo - é o seu próprio exército, que está sempre a aumentar o número de missões de voo que os homens têm de cumprir para completarem a sua comissão de serviço. Porém, se tenta arranjar uma desculpa para ser dispensado das perigosas missões que lhe são atribuídas, viola a Catch-22, o Artigo 22, uma norma burocrática hilariante mas ao mesmo tempo sinistra: um homem é dado como doido se continuar a participar voluntariamente em perigosos voos de combate, mas se apresentar um pedido formal de dispensa é declarado mentalmente são e como tal é-lhe negada a dispensa. Com o recurso à sátira, ao humor negro, e aparentando uma lógica irrefutável, o livro argumenta que a guerra é uma loucura, que os militares são loucos e, muito provavelmente, que a vida moderna é também uma loucura.

Sem comentários:

Enviar um comentário