Tudo sobre DRM nos ebooks

Leia, no link abaixo, um artigo muito interessante sobre o que é a Gestão de Direitos Digitais e como se aplica aos livros digitais.

http://editoraplus.org/blog/quem-ama-bloqueia-tudo-sobre-drm-em-e-books/

Um extracto:

"DRM é uma sigla para Digital Rights Management, ou Gerenciamento de Direitos Digitais em tradução livre.
Vamos pensar em livros “físicos”, impressos, por um momento. Um livro impresso você pode emprestar e vender. Mas quando você faz isso, fica sem o livro. Com os e-books, isso não acontece. E-books são apenas arquivos eletrônicos que podem ser copiados inúmeras vezes e passados adiante inúmeras vezes. O DRM foi planejado e criado para prevenir a cópia ilimitada de um arquivo eletrônico (embora alguns consumidores de e-books também reparem que é uma mão na roda para as empresas “trancarem” os e-books dentro das suas próprias marcas).
O DRM designa para os e-books vários “direitos”, determinados pela editora ou pelo vendedor. Alguns podem ser lidos em mais de um aparelho ao mesmo tempo. Outros permitem cópia parcial, outros podem até permitir impressão. Alguns só podem ser baixados poucas vezes, outros apenas uma única vez. Simplificando: o DRM restringe o que você pode fazer com um e-book, de acordo com o que a editora ou o vendedor determinam. Nem todos os formatos de e-book suportam DRM, e diferentes formatos de e-book suportam tipos diferentes de instruções definidas pelo DRM.
Qualquer livro com DRM não pode ser convertido para outro formato, porque não há maneira de se remover o DRM. Por isso, o DRM impede a conversão de e-books. Se você compra um e-book em PDF ou ePub com DRM, ou um livro do Kindle, não poderá converter eles para outros formatos. Você pode ficar tentado a remover o DRM usando softwares e scripts fornecidos por hackers e crackers… mas isso é ilegal. Não incentivamos, nem recomendamos que qualquer pessoa faça isso.
Agora que o DRM foi tratado de forma objetiva, vamos a um pouco de análise e opinião."

Ler mais:
http://editoraplus.org/blog/quem-ama-bloqueia-tudo-sobre-drm-em-e-books/

Sem comentários:

Enviar um comentário