Kindle colorido não é para breve, segundo o CEO da Amazon

De acordo com o site online da revista PC World (EUA) Jeff Bezos, o CEO da Amazon, declarou ontem que, apesar de a tecnologia já estar em desenvolvimento, não estará para breve o surgimento de um Kindle com ecrã a cores.

De acordo com a mesma fonte, Bezos declarou que um Kindle com ecrã a cores "ainda está muito distante" e que a sua concretização coloca grandes desafios ao nível técnico.

Apesar de ter afirmado que já tinha visto protótipos em laboratório, este responsável referiu, no encontro anual com os accionistas da empresa, que os novos ecrãs ainda não atingiram a "legibilidade" dos actuais ecrãs a preto e branco, pelo que não se antevê para breve o lançamento de um novo Kindle.

Kindle para Telemóveis Android - Em breve

A Amazon anunciou que irá em breve disponibilizar uma aplicação Kindle para a plataforma de telefones móveis que possuem o sistema operativo Android, mais uma criação da Google.


É a continuação da política da Amazon no sentido de disponibilizar o ambiente Kindle em todos os tipos de sistemas operativos, tanto em computadores "convencionais" como em dispositivos móveis. Poderá, com esta aplicação aceder a todos os livros comprados na Amazon, continuar as leituras que iniciou noutro dispostivo (Kindle, PC, Mac, iPhone, etc.), sincronizar notas, marcadores de livros e ... comprar livros.


Assim, em breve surgirá a aplicação Kindle para o sistema Android, que está presente em telemóveis como o Droid Incredible, Google Nexus One, HTC MyTouch, Motorola CLIQ e Motorola Droid.



Gestão de Conteúdos do Kindle - Novo Serviço na Web

Enquanto não fica disponível a última versão do software do Kindle, a versão 2.5, que aqui já comentei em devido tempo, a Amazon continua a disponibilizar algumas novidades na web.

Assim, foi lançada uma nova página de gestão dos conteúdos/livros adquiridos na Kindle Store que permite ver os livros que adquirimos/importámos para o Kindle, ver as nossas notas e os nossos sublinhados/destaques, bem como as passagens dos livros que temos que foram mais destacadas por outros leitores desses mesmos livros.

Pode ver o novo site clicando aqui.

Quanto à nova versão do software aparentemente alguns utilizadores já a começaram a receber sem fios (o que ainda não aconteceu comigo). De qualquer forma a Amazon ainda não disponibiliza o software no site para download.

Devo aliás dizer que no caso da actualização anterior (para a versão actual 2.3...) acabei por fazer o download via PC e depois copiar o ficheiro para o Kindle. Isto porque não tinha recebido a actualização no Kindle e ela já estava disponível para download no site da Amazon.
.

Livros em Português no Kindle - Edições Vercial

Os mais atentos às edições de livros portugueses no Kindle, em particular de autores "clássicos" portugueses já se deram conta que a grande maioria desses títulos tem vindo a ser publicada pelas "Edições Vercial".

As edições Vercial nasceram, de acordo com o website http://alfarrabio.di.uminho.pt/vercial/ como uma emanação do Projecto Vercial, uma espécie de Projecto Guttenberg" para a língua portuguesa que se empenhou em digitalizar muitas obras que já estavam no domínio público dos maiores clássicos portugueses.

A ideia é meritória e o seu impulsionador é José Leon Machado, que podem conhecer um pouco melhor aqui. Esta reportagem é de 2001 mas explica de forma interessante o nascimento e o verdadeiro espírito de "corredor de fundo" do criador da ideia.

As Edições Vercial têm muitos livros publicados para o Kindle na Amazon e só posso desejar as maiores felicidade para o projecto.

Pode clicar aqui para encontrar os Livros das Edições Vercial para o Kindle.
(Conteúdos sempre actualizados)

Um exemplo: