O Ecrã do Kindle - Tinta Electrónica vs. Ecrãs de LCD

Uma das principais dúvidas sobre o Kindle tem a ver com o seu ecrã.

A este propósito a Amazon apresenta no seu site um texto que explica um pouco como funciona e quais as vantagens do ecrã de Tinta Electrónica. Traduzi e adaptei este texto pois pareceu-me ser interessante para todos aqueles que procuram obter informação sobre o Kindle e o Kindle DX.



E-Ink 101: Comparação entre o ecrã do Kindle os LCDs tradicionais

Como funciona a Tinta Electrónica (E-Ink):

Os ecrãs de tinta electrónica funcionam através da utilização de tinta, tal como os livros ou os jornais, mas apresentam a tinta de forma electrónica. Quem vê o ecrã pela primeira vez é surpreendido e obrigado e olhar de novo, porque o ecrã parece ser de papel “real”.



Não cansa a vista - Lê-se como se fosse no papel, não como num ecrã de computador
O ecrã de tinta electrónica do Kindle é ideal para a leitura porque não cria a mesma tensão ocular que caracteriza a leitura num ecrã tradicional de LCD retroiluminado, como aqueles que equipam os tablets ou os portáteis.

      Ecrã de tinta electrónica ampliado         Ecrã de LCD ampliado na mesma escala



Texto mais Definido Ecrã mais Nítido

A tinta electrónica usa tinta verdadeira para apresentar um texto nítido semelhante ao de um livro físico impresso em papel. Os tipos de letra (fontes) específicos do Kindle exploram todas as potencialidades das características da tinta de forma a fazer com as letras sejam mais definidas e nítidas.



Sem brilho, nem reflexo, mesmo sob a luz solar
O ecrã do Kindle reflecte a luz como o papel normal, eliminando o brilho e o reflexo criados pela retroliluminação dos ecrã LCD que equipam tablets, portáteis e smartphones. Pode ler de forma agradável com o Kindle tanto ao sol como dentro de casa.

                                                     Kindle                                     Tablet


Nem toda a Tinta Electrónica é a mesma – O Kindle usa a última geração de tinta electrónica, que proporciona um contraste melhorado em 50%
Quando se tratar de ereaders (leitores de livros digitais) deverá ter a preocupação de garantir que está a adquirir um equipamento com tecnologia de tinta electrónica de última geração, designada como Pearl. O novo Kindle possui a tecnologia Pearl, o que faz com que possa usufruir da melhor experiência de leitura possível, com um contraste 50% superior e com um texto muito nítido.




Vida útil da bateria mais longa
Os ecrãs de tinta electrónica não consomem energia para apresentar uma página de texto, permitindo-lhe ler durante um mês com uma carga completa, ao contrário dos tablets ou dos smartphones. Este consumo de energia reduzido faz igualmente com que o Kindle, ao contrário do que acontece com os computadores portáteis, nunca aqueça, permitindo-lhe assim ler de forma confortável durante o tempo que desejar. A energia apenas é consumida quando se muda de página.



Leia antes de adormecer sem que isso afecte o seu sono

Segundo um artigo recente publicado no New York Times, especialistas do sono dizem que a leitura em ecrãs retroiluminados a curta distância antes de dormir inibe a produção de melatonina, que é um elemento crítico para uma boa noite de sono. “A principal lição a reter é que as insónias e os equipamentos electrónicos que emitem luz não devem ser combinados antes de dormir… O Kindle é melhor para o seu sono.”








8 comentários:

Luis Alves disse...

Caro José,

Eu queria comprar um kindle, mas a Amazon está a dar uma data de entrega de 2 a 3 meses!

A primeira vez que tentei compra, mas retrocedi, dava-me 3 semanas agora 2 meses, passado 30 minutos!

Nunca fiz compras na Amazon. Acha um tempo de entrega razoavel? Ou será erro!

Para entrega em USA colocam em 1 dia, e para Portugal 2 meses! na melhor das hipoteses!

Pela sua experiência acha melhor fazer a encomenda daqui a uns meses? Ou daqui a umas horas!

Obrigado!

Ass. um leitor do seu blog

José Bernardes disse...

Boa tarde,
Parece-me de facto um pouco exagerado esse prazo de entrega... A verdade é que a procura do Kindle está a aumentar muito, com a aproximação do Natal. Tente talvez um pouco mais tarde... Mas a verdade é que, quanto mais perto do Natal pior será, tendencialmente.
A Amazon aliás está neste momento a limitar a compra por pessoa a 3 unidades, sinal de que a procura é muita e que não há assim tantas unidades disponíveis.
Voltando ao prazo, por vezes são indicados prazos mais longos e depois a verdade é que eles acabam por diminuir abruptamente, devido ao fabrico de mais unidades. De qualquer forma, creio (não estou 100% seguro) que o débito só é efectuado quando o artigo for efectivamente expedido, pelo que terá sempre a possibilidade de cancelar a encomenda caso até lá se arrependa de a ter feito.
Cumprimentos

Luis Alves disse...

Não são boas noticias, mas se posso cancelar se demorar muito é bom. Vou tentar. Obg pela resposta rápida.
Cump.

José Bernardes disse...

Sim, acabo de confirmar que, desde que a encomenda não esteja em processamento é possível proceder ao cancelamento da mesma.
Cump.

Luis Alves disse...

Tb confirmas que o tempo de entrega pode de um momento para o outro diminuir, após a encomenda feita? E já agora tb, o que acha de para os USA demorar dias?
Cump.

Paulo Carvalho disse...

Caro Luís Alves
Eu encomendei o meu kindle no passado dia 4 de Novembro, via Amazon (Estados Unidos), uma 5. feira, e foi-me entregue no dia 8, passados 4 dias. Foi muito rápido.

Marcelo Ivo Martinho disse...

Boas Noites,

Apenas para dizer que adquiri um Kindle há relativamente pouco tempo (1 semana). Mandei vir na Quarta-Feira dia 10 e recebi dia 15, em casa.
Mal fiz a compra (MBNET), debitaram logo o dinheiro nos seguintes dias (1-2) não mais que 2 dias.

Melhores cumprimentos,
Marcelo.

Rui Quintino disse...

Viva José,

Antes de mais, quanto ao e-ink. Sou um *felicissimo* possuidor de um kindle já há algumas semanas (anda comigo para todo o lado). E se estou completamente de acordo com todo este debate à volta do e-ink, acho que também é bom (até para quem vai comprar) lembrar o seguinte:

-o kindle, tal como um livro, não se lê às escuras, aliás em condições de luz menos boas já requer algum esforço. (e no meu caso, ler com a luz do sol é uma raridade... 1,2x nas férias e ficou por aí).

-Opinião pessoal esta questão do sol é algo "convenientemente" exagerada pela amazon, já quanto ao reflexo: realmente não ter um espelho à frente quando se lê é um dos fortes do kindle (beneficia uns mais que outros ;) ), é fantástico para ler!

-"o fundo" do kindle não é ainda perfeito (em minha opinião)... não é propriamente o branco tipico do papel, pelo que precisa de mais luz para contraste do que um livro (pelo menos é o que os meus olhos me dizem) :)

Ficam as notas. Quanto à compra em si, no meu caso foi muito rápido (a 2a entrega pelo menos, ver abaixo) , mas acredito que vá complicar realmente nesta altura (até pela publicidade que quem tem vai fazendo, é o meu caso :) ).

Já agora, não façam como eu que pelos dias em que ele chegou a portugal tinha o tlm desligado e acabou por ter de ir para trás. Recebi outro passado algumas semanas apenas. É habitual ligarem quando a encomenda chega a portugal, para confirmarem morada de facturação e nif.

Abraço,

Rui Quintino
http://www.shelfari.com/o1518175372/shelf

PS-Tendo aprofundado a quantidade de leitura nos últimos anos, e apesar de preferir claro o manusear do papel... acho que a revolução é inevitável e imparável, tais são as vantagens associadas aos e-books.

Enviar um comentário