Kindle PDF ... e uma nova ferramenta "PDF Scissors"

Uma das principais dúvidas que normalmente é colocada a propósito do Kindle tem a ver com a possibilidade de ler ou não PDFs no Kindle.

Pois bem, o Kindle 3 e o Kindle DX (tal como a versão anterior Kindle 2) suportam a leitura de ficheiros em PDF de forma "nativa" ou seja, sem necessidade de qualquer tipo de conversão. Para esse efeito basta ligar o Kindle ao PC ou Mac e copiar directamente para o K o ficheiro em causa. Pode ser um livro, uma revista, uma imagem, não interessa, desde que seja um ficheiro PDF ele é directamente lido no Kindle.

Quanto à legibilidade dos ficheiros PDF no Kindle escusado será dizer que nos modelos Kindle DX, que possuem um ecrã de 9,7 polegadas (como o Ipad), a leitura é quase perfeita, porque normalmente os PDFs são criados com uma dimensão standard A4 ou Letter, o que exige um ecrã com dimensões razoáveis.

Assim, no Kindle 3 (6 polegadas) numa visão a 100%, sem qualquer tipo de zoom, normalmente os textos ficam muito pequenos (repito, estou sempre a referir-me sempre aqui a documentos PDF sem conversão). As últimas versões de software melhoraram muito este aspecto, pois já é possível fazer zoom e mesmo mudar manualmente o modo de visualização entre "retrato" e "paisagem". Já o Kindle DX tem "acelerómetro" incorporado, fazendo essas mudanças de orientação de forma automática.

Por isso, em geral, manuais de estudo ou livros de consulta, se não convertidos, têm uma leitura não muito confortável no Kindle 3, apesar de ser sempre possível ir fazendo zoom e avançando na leitura.


Exemplo de zoom em PDFs no Kindle DX:



De qualquer forma, está agora disponível uma ferramenta gratuita e muito simples de utilizar, que permite eliminar as margens dos livros em PDF.

O programa, chamado "PDF Scissors" permite, na prática, fazer uma espécie de "zoom centrado" sobre todo o livro, através da eliminação das margens em torno do texto. É muito simples e fácil de utilizar.



É claro que pode enviar o ficheiro para a Amazon por email e recebê-lo gratuitamente no formato azw ou, converter o PDF com o Calibre para azw, mobi ou prc para posterior leitura no Kindle, mas, apesar de em geral essa conversão funcionar muito bem, por vezes os resultados não são assim tão satisfatórios, nomeadamente nos casos em que há imagens, esquemas ou formatações mais complexas.

Agora tem mais esta alternativa. Não vai ser por falta de ferramentas que vai deixar de ler no Kindle um documento em PDF.

Boas leituras.

Sem comentários:

Enviar um comentário