Se perder o seu Kindle... algumas sugestões e reflexões

Se perder o seu Kindle... espere que alguém o encontre e o contacte. Mas para isso acontecer terá, previamente, de fazer algo por isso. Ter sorte dá trabalho!

Assim, ou tem password para proteger o Kindle ou não tem.

Se tem password activada, este facto tem a vantagem de proteger o Kindle contra olhares (ou mãos) indiscretas, especialmente se possuir no Kindle documentos, livros, relatórios com informação sensível. Se tiver crianças pode igualmente desejar evitar que estas possam, acidentalmente, ter acesso a determinado tipo de livros ou conteúdos menos adequados para elas.

Por outro lado, se decidir utilizar uma password no Kindle evita que alguém que o roube ou encontre adquira livros em seu nome mas…  pode igualmente inviabilizar a devolução no caso de o Kindle ser encontrado por uma pessoa bem intencionada.

Assim, neste caso a minha sugestão será a aposição no verso do Kindle, de uma etiqueta autocolante com o seu email ou telemóvel.

Se não tem password aconselho-o a preencher as informações de contacto na página que o Kindle dispõe para o efeito.

Veja aqui uma imagem dos dados pessoais ("Personal Info") num Kindle DX, na parte inferior da imagem:


Sei de um caso de um proprietário português de um Kindle, do norte de Portugal, que o deixou esquecido na rua/café juntamente com alguns jornais e que, nesse mesmo dia foi contactado por e-mail pela pessoa que encontrou o Kindle, que depois efectuou a devolução pessoalmente. Isso aconteceu porque o proprietário tinha preenchido os dados do proprietário (“personal info”) no equipamento, neste caso, repito, era o endereço de email.

Se perder ou lhe roubarem o Kindle deverá reportar de imediato esse facto à Amazon, cancelando a autorização de débito no seu cartão de crédito associado à sua conta da Amazon, o que deve fazer através da anulação do registo do seu Kindle na página da gestão do Kindle clicando em ”Deregister Kindle”.

A Amazon anula o registo e impede pagamentos futuros por compras efectuadas no Kindle perdido pelo proprietário original mas, infeliz e aparentemente (ver links abaixo), não impede novo registo e novas compras por quem o encontrou/roubou… o que tecnologicamente até seria fácil de fazer…

Se estiverem interessados em saber mais sobre histórias de Kindles perdidos, podem ler estes artigos. A questão técnica relativa ao não bloqueio dos Kindles perdidos/roubados é aqui abordada.
  

8 comentários:

Ai meu Deus disse...

Sugiro que sejam adicionadas mais hiperligações, nos textos. Por ex.: "Se não tem password aconselho-o a preencher as informações de contacto na página que o Kindle dispõe para o efeito". A "página" poderia remeter para...

Só sedas disse...

Foi uma enorme surpresa encontrar este blog. Ando a namorar um kindle há meses mas ainda não tive coragem de o comprar porque não tinha a certeza de puder usá-lo em Portugal (compra de livros, carregamentos, livros em portugues...) agora vou estudar melhor o caso e decidir!

Muito obrigada pela iniciativa!

José Bernardes disse...

Agradeço a sugestão supra, mas o tempo não estica e tenho actualizado o blogue com alguma dificuldade, porque felizmente tenho tido muito trabalho. Toda esta ginástica das buscas, imagens, links, sugestões, opiniões é bastante "time consuming", embora por vezes não pareça. No caso em apreço a verdade é que não há link para fazer, porque a referência é para o próprio ecrã do Kindle. Como não o tinha comigo na altura não consegui fazer o "screen grab" (e olhe que procurei bastante na web) mas coloco a imagem logo que possível.
Cumprimentos
José Bernardes

José Bernardes disse...

Muito obrigado pelo comentário e pelas suas palavras "Só sedas".
Cumprimentos
JBernardes

Anónimo disse...

Tenho o meu kindle á 13 dias e a bateria "morreu"!!! Isto é, ontem quando a desliguei ela acusava metade da bateria e estáva optima. Hoje tentei liga-la e nada. Liguei-a á corrente e ao pc e nem a luz acende. Já lhe aconteceu algo do género ou conhece algum caso parecido?
Muito Obrigada
carla magina

José Bernardes disse...

Que grande azar!
A primeira sugestão que vejo na web é mover o botão de ligar para a direita e mantê-lo fixo durante cerca de 25 segundos, sem o deixar voltar à posição "de descanso".
De qualquer forma, se não resultar, ainda está no período de 30 dias em que a Amazon aceita a devolução. Se o "truque" não resultar (experimente ainda deixar toda a noite a carregar) contacte de imediato o apoio ao cliente da Amazon no site ou através do telefone. Aquilo que vou lendo é que o apoio ao cliente ajuda mesmo. A minha experiência nesse sentido também é muito positiva.
No imediato é aquilo que lhe posso dizer. Boa sorte!
Cumprimentos
José Bernardes

Anónimo disse...

Muito obrigada pela dica. Fiz o "truque" e resultou, agora espero que não volte a acontecer!!
Cumprimentos
Carla Magina

José Bernardes disse...

Cara Carla Magina,
Muito obrigado pelo seu feedback.
Fico mesmo satisfeito por saber que a minha sugestão ajudou :-)
Boas leituras.
Em breve voltarei às mensagens com novos links para livros grátis.
Cumprimentos
José Bernardes

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