Conversão de PDFs para o Kindle - Kindle para Mac e PC

Um leitor anónimo fez algumas perguntas a que tenho tentado dar resposta nos últimos tempos e a sua principal dúvida (em termos até de “decisão de compra do Kindle”) tinha a ver com o facto de ser possível ou não converter para uma leitura confortável no Kindle os inúmeros livros em PDF disponíveis na web.

 A resposta, em geral, é positiva, ou seja, é possível converter com qualidade a grande maioria dos ficheiros web disponibilizados em formato PDF.

Além disso, no Kindle DX é possível ler esses mesmos livros em formato PDF sem qualquer conversão, tendo em conta que o Kindle DX tem um ecrã de 9,7 polegadas.

Bom, mas voltando à conversão de PDF para o formato "azw" ou “mobi”, esta pode ser efectuada através do envio do ficheiro PDF para a Amazon para um endereço personalizado (“nome”@free.kindle.com), gratuitamente ou através de uma conversão efectuada por nós próprios através do programa Calibre. Este programa permite, além disso, gerir de forma muito fácil a nossa biblioteca de ebooks, converter a partir de vários formatos e enviar os livros desejados para o Kindle através de um cabo USB.

Apresento aqui o exemplo do livro “Superfreakonomics”, que está disponível na web em formato PDF (http://www.4shared.com/file/WcDErnPq/Super_freakonomics.html).

Depois de convertido o ficheiro através do serviço gratuito da Amazon o mesmo é perfeitamente lido no Kindle, no formato “azw”. Pode fazer o download do ficheiro convertido aqui (http://www.4shared.com/document/5SGuZXgz/Super_freakonomics.html).

Pode fazer download do programa Kindle para Mac ou para PC mesmo sem ter o Kindle, aqui : Aplicações Kindle

Kindle Reading Apps

Devo dizer que o Kindle lê nativamente (sem necessidade de conversão) todos os ficheiros nos formatos “.azw”, “.mobi” e “.prc” (e PDF).

Em termos de dimensão dos ficheiros, os ficheiros azw ou mobi tendem a ser bastante mais pequenos que os PDF que estiveram na sua origem. Por exemplo no caso do livro apontado acima, o PDF tinha 1520 Kb e o ficheiro azw para leitura no Kindle tem 304 Kb.

De referir ainda que os ficheiros convertidos são ficheiros para leitura no Kindle que permitem alteração do tamanho da letra, pesquisa no dicionário, anotações, comentários, e leitura automatizada “text-to-speech”, no caso dos livros em inglês.

Quanto à aplicação “Kindle for PC” ou “Kindle for Mac”, a aplicação permite:

- Aceder aos livros comprados na Amazon tanto no Kindle como Mac ou PC.

- Ler os livros comprados na Amazon no Mac (ou PC) mesmo sem ter o Kindle consigo.

- O programa sincroniza automaticamente entre o Mac ou PC e o Kindle a última página lida e as anotações que tiver feito.

- Pode criar no Mac ou PC as marcas e ver as anotações feitas no Kindle
 
- Pode comprar de entre 480.000 livros disponíveis - mais de 500 livros já disponíveis em português (Portugal e Brasil). Os livros podem ser comprados no Mac (ou PC) ou no Kindle, é indiferente.

- Antes de comprar um livro pode importar um excerto do mesmo para ver se gosta do estilo e do conteúdo do livro.

- Os livros não comprados na Amazon podem ser “geridos”, adicionados e abertos através do programa Kindle for Mac ou PC mas não são “sincronizados” com o Kindle.

- O mesmo se pode dizer relativamente ao Kindle, ou seja, os livros não comprados na Amazon ou convertidos de outros formatos podem ser lidos, anotados, pesquisados, sublinhados e marcados no Kindle, apenas não são sincronizados com o Mac ou PC.

Espero ter ajudado.

1 comentário:

disse...

A despropósito: há algum catálogo com os títulos disponíveis em Português? Estou tentado a comprar o Kindle, mas queria ter a certeza de que me será suficientemente útil.
Muito obrigado.
José Cipriano Catarino

Enviar um comentário