Amazon anuncia novo software - Zoom em PDFs, Pastas e Integração com Twitter e Facebook!

A Amazon acaba de anunciar o lançamento de uma nova versão do software para o Kindle e Kindle DX. Será a versão 2.5. Para já a actualização está a ser enviada para um número limitado de utilizadores, até ao final de Maio chegará a todos os Kindles.

Há grandes novidades, e a Amazon parece ter procurado responder a alguns dos principais pedidos dos utilizadores:

- Colecções - possibilidade de organizar os livros por colecções (ou pastas)

- Zoom e navegação manual em documentos no formato PDF

- Protecção do Kindle com uma Password

- Mais fontes e fontes mais nítidas

- Integração com o Twitter e Facebook - Partilhar passagens de livros ou artigos de jornais no Twitter ou Facebook

- Destaques mais populares - Possibilidade de consultar opiniões da "comunidade" de utilizadores Kindle.


Não se faz qualquer distinção entre eventuais funções activas nos EUA face ao resto do mundo pelo que convirá aguardar mais esclarecimentos para ter a certeza que tudo funcionará a 100% fora dos EUA (em particular as funções de ligação ao Facebook e Twitter).

Pode ver aqui o anúncio da Amazon. 

3 comentários:

zeka disse...

Olá,

As boas notícias continuam a aparecer por aqui.

*** Bom trabalho! ***

Não sei se esta já é por cá conhecida?

zeka

Abel disse...

Destas novas actualizações do firmware 2.5 do Kindle, a que mais me entusiasma sem dúvida são as colecções.

Se as colecções funcionarem de forma semelhante às labels do Gmail, são ainda melhores que as pastas que eu desejava à tanto tempo pois assim, temos a possibilidade de colocar o mesmo livro em várias colecções diferentes permitindo uma melhor organização.
Se quisermos na mesma continuar a usar pastas, basta colocar o livro numa única colecção. Se quisermos mais flexibilidade podemos colocar em múltiplas colecções.
Vamos lá ver como é que a malta da Amazon fez.

O Zoom dos PDFs, apesar de ser algo que eu reparei que faltava desde o primeiro dia, nunca senti muita falta pois os PDFs que vejo são perfeitamente legíveis e aqueles mais difíceis de ler, lia com o Kindle de lado que aumentava a letra.
Mas sem dúvida que é uma mais valia este controlo sobre os PDF.

Protecção do Kindle com Password não é que seja uma funcionalidade a melhorar a usabilidade em si do aparelho, mas sem dúvida que dará muito jeito aos maníacos por segurança (como eu) e privacidade evitando que qualquer pessoa veja a nossa biblioteca.

Algo que me intriga é a parte do Twitter e Facebook. Sem dúvida que é um óptimo método de publicidade ao Kindle. =P Agora, gostava de saber se só será mesmo permitido partilhar passagens de livros no formato Kindle ou se a mensagem pode ser personalizada. Se a mensagem fosse personalizada e se estivesse disponível para qualquer utilizador do Kindle, o Kindle ganhava muitos pontos por isso especialmente no meio dos amantes destas redes sociais. Mas tendo em conta que a ligação Wireless é grátis e ainda mais a parte legal e logística que estão sempre envolvidas nestes casos, não me parece que possamos escrever o que quisermos.

Agora, tendo em conta que o firmware 2.5 tem estas funções todas sem problemas, que falta mais ao Kindle? Muito pouco. Só me lembro agora de suporte para mais formatos de livros como o epub. Mas tirando isso, não vejo nadinha a apontar a este fantástico e surpreendente aparelho.

José Bernardes disse...

Caro Abel,

Acertou em cheio :-) quanto às colecções. São tags a aplicar nos livros. Quando ao Twitter e Facebook poderemos não só partilhar passagens de livros como comentários e notas pessoais.
No entanto, neste ponto, como tem a ver com uso da rede é melhor ser cauteloso relativamente ao facto de esta função vir a ser totalmente gratuita fora dos EUA...

Enviar um comentário