Conversão de Ficheiros para o Kindle

O Kindle permite ler livros/conteúdos que se encontrem nos seguintes formatos:


 Mobipocket (MOBI, PRC), texto simples (TXT) e no formato proprietário da Amazon (AZW), com protecção de direitos.


Esta aparente "limitação" do tipo que ficheiros que o Kindle lê é apenas isso mesmo, aparente, pois existem algumas ferramentas que com uma conversão muito simples permitem transformar qualquer tipo de ficheiros de texto num destes formatos aceites pelo Kindle.


Começando pelo exemplo mais simples, qualquer livro, documento, contrato, código, seja o que for que tenhamos disponível em Word pode ser lido pelo Kindle. Para o efeito basta converter esse documento para o formato txt a partir do Word ou, se o texto possuir formatações um pouco mais "exigentes" poderemos converter o documento (no Word) para o formato rtf e depois, com base nesse formato, efectuar nova conversão, com um dos programas que indicarei de seguida.


Assim, os melhores programas para converter livros/documentos/ficheiros para leitura no Kindle são:


- Calibre - Programa Gratuito - Link para Download




Solução "completa" que permite gerir a nossa biblioteca de livros no PC, efectuar conversões de livros para os formatos mais adequados em função do leitor de e-books que possuímos (sim, o programa é útil para qualquer modelo de leitor de e-book, para além do Kindle) e mesmo recolher notícias na web (links rss) e enviá-las para o kindle. Possui menus em Português.


- Mobipocket Creator - Programa Gratuito - Link para Download



Programa que permite criar ficheiros mobipocket, formato que, como referi acima, é lido directamente pelo Kindle.

3 comentários:

disse...

Interessam-me produtos como o Kindle, não apenas como leitor, mas sobretudo como autor. Não tenho ainda nenhum ebook reader, mas já fiz algumas experiências com o Calibre. Pareceu-me que o texto convertido para epub fica algo feio, com espaços desporporcionados entre as palavras e mesmo entre as letras das palavras. É assim?
E nos pdf, se o tamanho da página não coincidir com o do ecrã, é necessário proceder constantemente a ajustes no zoom?
Muito obrigado.
José Cipriano Catarino
jcc@jose-catarino.com

disse...

Espaços desproporcionados. As minhas desculpas pelo erro.

Humberto Neves disse...

Tenho dificuldade em converter livros pdf para mobi correctamente através do Calibre. Especialmente em livros técnicos, com exemplos de código em fontes diferentes (courier) não são convertidos correctamente. O header/footer e nº de páginas estão a aparecer no meio do texto e existem muitos espaços em duplicado.
Em resposta a possibilidade de fazer zoom, sim é possível.

Enviar um comentário